[Artigo] – A violência no entorno sul do Distrito Federal

Posted: 12 Junho 2012 in JusNotícias

Resumo

O presente artigo demonstra a análise sobre a questão da violência no entorno sul do DF, confrontando os diversos debates acerca da problemática, elencando as principais percepções doutrinárias, históricas e sociológicas que clamam pelas possíveis modificações da sociedade, com a visão de que estas têm funcionado como uma espécie de atalho quando se trata de buscar soluções para a violência no Brasil, onde comprovadamente o código Penal não tem conseguido deter o avanço da criminalidade dando uma resposta que atenda aos anseios sociais quando esta se defronta com situações de barbárie cometidas. Demonstraremos como o Estado protetivo se esconde na bandeira da reserva do possível, questionando as reais possibilidades de ocorrer efetivamente às mudanças propostas ao código penal brasileiro.

A palavra violência vem do latim “violentia” que significa “a força que se usa contra o direito e a lei”, e a palavra, violento, vem do latim “violentus”, é todo aquele que age com força impetuosa excessiva, exagerada.

Palavras-Chaves: Violência, entorno, Distrito Federal.

1.Introdução

Este trabalho foi desenvolvimento com o intuito de se conhecer um pouco mais sobre esta região que vem recebendo tanto destaque, de forma negativa na maioria das vezes. De acordo com que um artigo científico se pede, este trabalho traz várias estatísticas a respeito do tema gerador: A violência no entorno sul do Distrito Federal. Não basta apenas dizer quais são as cidades mais violentas, mas sim tentar entender o que vem acontecendo com essa população para que esses índices de homicídios estejam tão altos. Os quadros estatísticos não trazem índices apenas da violência, mas também dados a respeito dos serviços de saúde, dos alunos matriculados e docentes na rede escolar e da segurança pública.

Anúncios

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

Os comentários estão fechados.